Fonte (-)Menor  (+)Maior Versão para
Impressão
 
 
A história da capa da borboleta

Encantamento, Guy Kasawaki, 2011, Alta Books
 
Sob a Capa: Por que Foram Necessárias 260 Pessoas Para Criar Esta Capa

A capa de Encantamento tem a sua própria história encantadora. Ilustrar O conceito do enCantamento é uma tarefa difícil, e eu queria ver o que isso significava para as diversas pessoas e como elas representariam graficamente a ideia. O caminho mais curto para essa meta era através de um concurso de desenho. Minha teoria é que, quanto maior for o número de mentes brilhantes trabalhando em uma tarefa, melhor será o resultado.

Contarei meus amigos na CrowdSpring, e criamos um concurso com um prêmio de US$1.OOO. Para a minha surpresa, aproximadamente 250 pessoas inscreveram 760 desenhos. Isto é, por alto, setenta e cinco vezes maior do que o número de desenhos que a maioria dos autores analisa. Reduzi os 760 desenhos para os cinco abaixo e permiti que as pessoas votassem no seu favorito.



O desenho que recebeu o maior número de votos foi o que tinha a borboleta azul na capa vermelha. O designer dessa capa utilizou uma foro retirada dos arquivos da Enchantedgal (não estou inventando isso) no site DeviantART.

Eu também havia gostado mais desse desenho. Eu estava preparado para ignorar o voto popular, mas foi possível manter a ilusão de imparcialidade, abertura e transparência. :-) Bem melhor assim.

Durante o concurso, inúmeros desenhistas me atacaram pela abominável exploração da criatividade dos seus colegas. A matemática deles dizia que 250 pessoas se inscreveram e apenas uma venceu, e por isso, eu havia explorado as outras 249. O crime é conhecido como trabalho de especulação porque é especulativo e sem a garantia de compensação.

Como assim? A vida é uma especulação: sem garra, sem glória, sem visibilidade, sem experiência e sem prêmios. Não
forcei ninguém a participar e ainda ofereci uma oportunidade para alguém fazer US$1.000 e ganhar visibilidade. Para minha enorme satisfação, o vencedor: a) não era um designer "profissional"; b) não era americano; c) não era um imbecil.
Seu nome é Ade Harnusa Azril, um aluno do curso técnico de engenharia elétrica do Institut Teknologi Bandung, na Indonésia.

Meu plano não poderia ter sido melhor.



Depois que anunciei o primeiro colocado, os designers atacaram a capa vencedora alegando que nada mais era do que "uma foto de arquivo de uma borboleta em um fundo vermelho". É, e Andy Warhol pintou uma lata de sopa Campbell.

É uma pena que eles não tenham pensado nisso também, não é mesmo? Não conheço nenhuma atividade na qual as pessoas se divirtam tanto prejudicando as outras quanto na área de design gráfico.

Infelizmente (ou talvez, felizmente, como você verá a seguir), o desenho não conseguiu passar pelo meu editor, pelo publicitária, pela editora e pelo assistente de edição. Alegaram que era "Muito Nova Era". "Muito feminino - nenhum homem gostaria de se pegar lendo um livro vermelho com uma borboleta na capa". "Muito autoajuda, sentimental, muito..." - você entendeu, não é mesmo? E o pior de tudo: "a equipe de vendas detestou".

Bem-vindo ao meu mundo. Porém, 90% da batalha é aparecer. Os outros 90% são a perseverança após aparecer.

É claro que essa reação negativa me empurrou para fora de minha zona de conforto. Uma noite, enquanto pedalava em minha bicicleta ergométrica, lia os tweets no meu iPad e assistia a NHL On the fly, surgiu uma ideia de uma borboleta em origami. Com isso, eu eliminaria duas questões: não haveria mais o estigma da "foto de arquivo" e a conotação de autoajuda ou Nova Era diminuiria. Além disso, haveria uma grande ligação: homem japonês e arte japonesa.

No entanto, eu não sabia nada de origami, por isso busquei no Google por uma "borboleta em origami" e perguntei aos meus 330.000 amigos do Twitter: "Alguém conhece um mestre em origami?". Com isso, consegui resultados fantásticos. Minha irmã -Jean Okimoro-, assim como Lisa "Kailua Lisa" Mullinaux,Jason Wehmhoenere Marco Carbullido, vieram me ajudar também. Esses esforços me levaram até Michael G. La Fosse e um desenho conhecido como "Alexander Swallowtail Butterfly" que vi no site de Sara Adams.

Acabei descobrindo que Michael era o Wayne GrelZky do origami. Ele e o seu sócio, Richard Alexander, dirigiam o Origamido StUdio. Michael foi representado no fantástico filme sobre origamis Between the Folds. Acessei o site do Origamido e enviei um e-mail ao endereço dirigido aos programadores da Web que nunca respondem. Acredite, Michael respondeu em um dia.

Uma coisa nos levou a outra - incluindo contos do Mercado Internacional de Waikiki e Don Ho -, e Michael acabou criando um desenho personalizado chamado "Kawasaki Swallowtail". Você já ouviu falar na borboleta em origami de Jobs, Gates, Williams, Stone, Ballmer, Ellison ou Zuckerberg? Achei que a resposta seria não.

Richard colou papel dourado de sua fabricação a um papel impresso para criar o efeito de dupla face. A seguir, Michael dobrou a Kawasaki Swallowrail, e voilà, surgiu a minha borboleta com calda achatada que parecia com o bombardeiro B-l no filme Shogun, de James Clavell.



A essa altura, eu tinha a borboleta com cauda achatada e o conceito de uma borboleta dentro de um gradiente vermelho. Em seguida, eu precisaria de alguém que pudesse aperfeiçoar esse conceito e executar a imagem da capa com as especificações do departamento artístico. Foi então que Sarah Brody entrou no projeto montando um cavalo branco.

Você está familiarizado com o trabalho de Sarah porque ela é a principal designer da maioria dos aplicativos de software da Apple. Ela fotografou a Kawasaki Swallowtail, editou a imagem, criou um gradiente vermelho, escolheu a fonte (FFThesis-The Sans), organizou a capa e fez com que ficasse perfeita.

Essa é a história de como eu envolvi uma multidão de pessoas talentosas de todo o mundo para conseguir 250 projetos, selecionei uma ideia de um aluno de engenharia na Indonésia, convenci um mestre em origami de Boston a criar uma nova borboleta e dei a sorte de conhecer uma designer do Vale do Silício. Seria possível a história da criação de uma capa ser mais encantadora do que esta?

 

Versão para
Impressão