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Pratique o feedforward, não o feedback

What Got You Here Won’t Get You There, Marshall Goldsmith, 2007
 
(edição e tradução livre)

Imagine a seguinte situação

1. Escolha um comportamento que você gostaria de mudar e que faria uma diferença significativa na sua vida. Por exemplo, "Eu quero ser um melhor ouvinte".

2. Descreva esse objetivo para alguém que você conhece. Pode ser sua mulher, filhos, gestor, melhor amigo ou um colega do trabalho. Pode até ser um estranho. A pessoa que você escolher é irrelevante. Ela não precisa ser um especialista no assunto. Quase todo mundo sabe o que significa "ser um melhor ouvinte". Ela também não precisa ser um expert sobre você. Alguns dos conselhos mais importantes podem vir de estranhos.

3. Peça para essa pessoa dar duas sugestões para o futuro que poderá ajudá-lo a alcançar uma mudança positiva no seu comportamento selecionado, neste caso, tornando-se um melhor ouvinte. Se você conversar com alguém conhecido com quem já trabalha, a única regra é que o não pode haver qualquer menção ao passado. Tudo é sobre o futuro.

Por exemplo, você diz:
- Eu quero ser um melhor ouvinte. Você poderia sugerir duas idéias que eu posso aplicar no futuro e que irá me ajudar a me tornar um melhor ouvinte?

A outra pessoa pode sugerir:
- Primeiro, concentre toda sua atenção na outra pessoa. Coloque-se numa "posição de escuta", ou seja, sentado na ponta da sua cadeira ou inclinando o corpo em direção a pessoa
- Segundo, não interrompa, não importa o quanto você discorda o que está ouvindo.

4. Ouça atentamente as sugestões. Tome nota, se você quiser. Sua única regra: Você não está autorizado a julgar ou criticar as sugestões, de forma alguma. Você não pode sequer dizer algo positivo, como, por exemplo, "Boa idéia". A única resposta é que você está autorizado a dizer é "Obrigado". É isso. Peça duas idéias. Escute. Diga obrigado.

Em seguida, repita o processo com outra pessoa. Na busca de idéias via feedforward, você não está limitado a uma pessoa. Falar com uma pessoa seria diminuir drasticamente as chances de obter uma imagem fiel do que você está fazendo errado. Você pode fazer feedforward com tantas pessoas quanto você goste. Enquanto as pessoas fornecem boas idéias que você pode usar ou descartar, o feedforward é um processo que nunca deve parar.

O exposto aqui, na verdade, são as regras básicas para uma conversa que deveria ocorrer no ambiente de trabalho durante todo o dia, todos os dias. Mas essas conversas raramente acontecem porque na maioria das vezes não estamos trabalhando com a premissa "Peça duas idéias. Escute. Diga obrigado".

Mesmo nos comportando dentro dos parâmetros normais de civilidade e etiqueta no trabalho, pensamos que temos uma obrigação de ser totalmente honestos em todas as discussões. Por alguma razão, quando estamos "engajados" numa conversa franca com outra pessoa, nós interpretamos isso como se estivéssemos trancados num debate.

Como gostamos de ter sucesso, assumimos que temos de ganhar a discussão. Achamos que temos a licença para usar truques para ganhar, inclusive trazendo a tona o passado para reforçar uma parte do "argumento". Não é de se admirar que diálogos bem intencionados e honestos acabam por machucar sentimentos e geram incompreensões e ressentimentos contraproducentes. O feedforward resolve este dilema.

Feedforward é diferente do Feedback

Feedforward é uma grande melhoria em relação o que tradicionalmente conhecemos como feedback. Os mecanismos corporativos de feedback são limitados pois se propõem a achar pontos de melhoria através de questionários que forçam as pessoas a reviver o passado inúmeras vezes - aquelas discussões entre colegas com argumentos de “quem disse isso para quem, como e quando”.

O feedback tem suas virtudes enquanto ferramenta para determinar o que aconteceu no passado e o que está errado na organização. É como ler história, na medida que aprendemos como chegamos até onde estamos. Mas como história, nos oferece fatos sobre o passado mas não necessariamente idéias para o futuro.

O feedforward, por outro lado, é o feedback indo para a direção oposta. Ou seja, se o feedback, ambos positivos e negativos, reporta como você se comportou no passado, então o feedforward vem na forma de idéias para você colocar em prática no futuro.

O grande benefício do feedforward é que ele supera os dois maiores obstáculos que nós enfrentamos com os feedbacks negativos:
- as pessoas bem sucedidas em posição dominante não querem ouvir feedback (não importa o que eles dizem... gestores preferem elogios do que críticas)
- os colaboradores raramente querem dar feedback negativo (criticar o chefe, mesmo com ele pedindo para isso, raramente é um grande passo na carreira...)

Vamos supor que você queira ser melhor profissional ao dominar a arte de ouvir. É possível que um coach possa explicar a você como se tornar um melhor ouvinte. Os conselhos dele podem ser bons, genuínos e impossíveis de criticar. Mas será genérico. É muito melhor perguntar as pessoas a sua volta "Quais são as maneiras para que eu possa te ouvir melhor?". Elas te darão sugestões específicas e concretas que se referem a elas - como elas te percebem como ouvinte - e não idéias genéricas de um coach. Elas podem nem ser ótimas ouvintes também (muito provável), mas naquele momento elas sabem responder como você é um ouvinte em relação a elas e quais sugestões para você.

Porque o Feedforward funciona

Feedforward funciona porque, enquanto profissionais bem sucedidos não gostam de ouvir críticas (ou seja, feedback negativo), eles adoram receber idéias para o futuro. Se mudar certo comportamento é importante para eles, eles devorarão todo e qualquer insight que os ajude a se tornarem melhor. E eles serão eternamente gratos àqueles que derem um idéia prática.

Feedforward funciona porque nós queremos mudar o futuro, e não o passado. Feedforward funciona porque ajudar pessoas a melhorar é mais produtivo do que provar que elas estão erradas. Diferente de feedback, onde geralmente apresenta erros, feedforward foca nas soluções, e não nos problemas.

Feedforward funciona porque as pessoas não levam o feedforward para o lado pessoal como fazem no feedback. Feedforward não é visto como um insulto. É difícil ficar ofendido com uma sugestão que vai nos ajudar em um aspecto que nós mesmos queremos melhorar. Feedforward funciona porque, quando recebemos um feedforward, tudo que precisamos fazer é ouvir.

Nós podemos focar na escuta e na idéias sem precisar ficar preocupado com a resposta. Quando você só pode dizer "Obrigado" você não precisa ficar preocupado em compor uma resposta inteligente. Você também não está autorizado a interromper, o que faz de você um ouvinte mais atento no momento do feedforward. Praticar feedforward faz com que nós "calamos a boca e escutamos" enquanto os outros falam.

Afinal, quem entre nós não gostaria de dar sugestões importantes quando perguntados? Assim, a chave do sucesso é QUANDO perguntar. Feedforward nos força a perguntar - e fazendo isso cresce o universo de pessoas com idéias úteis.

Perguntar dá à outra pessoa a autorização para responder. Muitas pessoas não ajudam as outras porque pensam que seria rude ou intrusivo tentar ajudar outras pessoas que não pediram assistência. Pedir um feedforward resolve este problema.

Feedforward foca o futuro

Se feedforward parece uma técnica como destes comerciais noturnos de TV, garantindo que você perderá peso, lembre-se: o feedforward não fará você mais magro de forma milagrosa. Mas pode deixar você mais feliz.

O conceito é realmente simples. No lugar de remoer o passado que não pode mudar, o feedforward te encoraja a gastar tempo criando o futuro: (1) ao perguntar por sugestões, (2) ouvindo as idéias e (3) dizendo obrigado. Seu elemento mais forte é que não te permite trazer o passado, nunca.

Não quer dizer que devemos sempre deixar o passado no passado. Você precisa feedback para vasculhar o passado e identificar os pontos para melhorias. Mas você não pode mudar o passado. Para mudar você precisa de idéias para o futuro. Pilotos de corrida nos ensinam "Olhe para a estrada, e não o muro“. Isso é o que o feedforward faz: não só poderá ajudá-lo a ganhar a corrida, mas você vai definitivamente ter um melhor viagem ao redor da pista.

Então pratique já

Olá [fulano]
Gostaria de um feedforward seu.
Eu gostaria de ser [mais], [menos]
Você poderia me dar 2 idéias para eu colocar em prática para mudar neste aspecto ?
 

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