Conclusões |
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(texto em elaboração, aguarde...) |
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Tudo isso parece intuitivo, então por que a Teoria dos Jogos? |
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A Teoria dos Jogos sugere algumas técnicas para lidar com cenários complexos, mapeando jogadores, estratégias, resultados, incentivos e avaliando a seqüência de ações-reações antes de tomar uma decisão. Alguns poderiam dizer que tudo isso é muito intuitivo e não é preciso da Teoria dos Jogos ou qualquer outra ferramenta. Indivíduos, empresas, governos e exércitos já pensam por antecipação há séculos.
Isso pode ser verdade, mas é incompleto. Perder peso é intuitivo, basta controlar a alimentação e fazer exercício. Ser intuitivo não significa ser fácil. Se tudo se baseasse na intuição de antecipar movimentos, não existiram tantos tropeços estratégicos de empresas e pessoas.
A função de qualquer modelo de decisão é organizar o raciocínio e facilitar a comunicação. Existem várias pessoas com raciocínio muito bem organizado a ponto de conseguir mapear mentalmente todas as possibilidades, perfil dos demais jogadores, ações e reações, sem necessidade de técnicas, artifícios e analogias. Entretanto, como essa habilidade é muito individual, dificilmente essa pessoa consegue explicar os motivos da decisão e todo cenários de forma didática para compartilhar com os pares. A Teoria dos Jogos oferece um modelo para essa comunicação.
Como analogia, imagine qualquer outro modelo de economia e estratégia. As cinco forças de Porter, por exemplo, além de organizar o raciocínio nos cenários competitivos, ajuda um grupo de pessoas a focar em partes, encapsulando todo o contexto em cinco características (Novos Entrantes, Fornecedores, Clientes, Produtos Substitutos e Rivalidade dos Concorrentes). Uma pessoa com raciocínio estruturado poderia imaginar todo o cenário de forma intuitiva, mas dificilmente poderia se comunicar tão efetivamente se não existisse esse modelo de abordagem.
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Excelente trabalho. Uma visão estratégica difereciada. Extremamente útil e construtiva. |
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Osiris M. Araújo Silva - osirisasilva@gmail.com - 28/2/2016 |
Votou como Muito Bom
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Sem sombra de dúvidas conhecer o ambiente em que a sua organização está inserida irá proporcionar a mesma uma vantagem competitiva. As 5 Forças de Potter ajudarão bastante para essa análise dos cenários. Através do conhecimento de estratégias já tomadas por outras organizações no passado podem ajudar o gestor a saber o que tais empresas planejam, quais são suas possÃveis atitudes e assim se preparar para agir de acordo com o que os concorrentes preparam. A exemplo podemos citar o seguinte caso: se duas empresas no ramo de automóveis encontram-se na seguinte situação: a empresa A fábrica um carros do tipo picup e a empresa B ainda não fabrica, porém quer expandir sua empresa atendendo também esta demanda. A empresa A está prestes a lançar no mercado um novo modelo. A empresa B pode aguardar o lançamento para assim lançar o seu modelo com um preço mais barato, porém analisa que se lançar antes pode pegar os clientes que aguardam o novo modelo da empresa A. Com esta simples demonstração encontramos uma situação que existem duas possibilidades de tomada de decisão, a Teoria dos Jogos é uma ferramenta que ajuda nesse tipo de situação. |
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Kobylinski - ayrtoncapaverde@hotmail.com - 20/3/2014 |
Votou como Muito Bom
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