A incubação de uma ideia
 
O espírito criativo, Daniel Goleman, Editora Cultrix, 1992
 

Isto já aconteceu com você? Você saiu para correr, está completamente descontraído, com o espírito tranquilo. Eis que de súbito, ocorre-lhe a solução de um problema que vinha remoendo há dias ou semanas. Você, então, pergunta por que não pensou naquilo antes ...

Na verdade, a construção de uma ideia percorre quatro etapas. Entenda a anatomia do caminho rumo a ideia que você não consegue ter:

ETAPA 1 - A PREPARAÇÃO

Aquela fagulha de inspiração no momento da corrida, aquele instante em que você resolveu um problema que vinha torturando há semanas, é o ponto final de um processo assinalado por etapas distintas. O matemático francês do século XIX, Henri Poincaré, que descobriu subitamente a solução de um difícil problema que vinha remoendo nas suas férias, foi um dos primeiros a propor aquilo que ainda é visto como passos básicos para a solução criativa de problemas.

A primeira etapa é a PREPARAÇÃO, quando você mergulha no problema e investiga qualquer dado que possa ser relevante. Então, sua imaginação voa livremente e você se abre para tudo que, mesmo de modo vago, diz respeito ao problema. A ideia é reunir uma ampla série de dados, de modo que elementos inusitados e improváveis comecem a justapor-se por si mesmos. Aqui, é absolutamente necessário ser receptivo e saber ouvir.

Isso é mais fácil de dizer que de fazer. Estamos habituados ao nosso modo mundano de pensar em soluções. Os psicólogos chamam a armadilha da rotina de “fixidez funcional”: vemos apenas a forma óbvia de encarar um problema, o que é a mesma atitude cômoda com que sempre refletimos a respeito. O resultado é, as vezes, jocosamente denominado “psicoesclerose” – um endurecimento de atitudes.

A etapa de preparação podemos acrescentar outra, a qual, por ser muito incômoda, costuma ser desdenhada: a frustração. A frustração surge quando a mente racional, analítica, buscando laboriosamente uma resposta, atinge o limite da sua capacidade. Jim Collins, que ensina criatividade a alguns dos melhores jovens empresários do mundo, diz “Se você conversar com pessoas que realmente fizeram coisas criativas, elas lhe falarão sobre as longas horas, a angústia, a frustração, toda a preparação antes que algo acontecesse. Não poderiam dar grandes saltos sem esquentar os miolos".

Embora ninguém goste de frustração e desespero, pessoas que preservam sua criatividade pela vida afora conseguem aceitar os períodos de angústia como partes necessárias do processo criativo total. Reconhecer que existe uma "escuridão inevitável antes da aurora" ajuda de muitas maneiras. Quando vemos a escuridão como o prelúdio necessário à luz criativa, provavelmente não atribuímos a frustração à incapacidade pessoal nem a classificamos de "má".

Essa visão mais positiva da ansiedade pode alimentar uma maior boa vontade em continuar tentando resolver um problema, a despeito da frustração. Dado que há provas de que as pessoas muitas vezes fracassam não porque os problemas sejam insolúveis, mas porque elas desistem antes do tempo, a persistência deve ser encarada como um dos nossos mais poderosos aliados. Todavia, sucede, às vezes, que o mais avisado curso de ação seja a cessação de lodos os esforços. Nesse momento, a mente racional "rende-se" ao problema.

ETAPA 2 - A INCUBAÇÃO

Depois de examinar minuciosamente todas as peças relevantes e forçar a mente ao máximo, você poderá deixar o problema "cozinhar em fogo brando”. Essa é a etapa da INCUBAÇÃO, quando você digere aquilo que reuniu. Se a preparação exige trabalho ativo, a incubação é mais passiva: boa parte do que acontece, fora de sua consciência atenta, no inconsciente. Como se diz, você "dorme sobre o problema”.

Embora você possa, de tempos em tempos, arrancar o problema dessa zona mental crepuscular e concentrar nele toda a sua atenção, a mente continua a buscar respostas, esteja você pensando ou não conscientemente no assunto. Com efeito, a resposta pode chegar em sonho, naquele estado de sonolência que antecede o sono profundo ou quando você desperta pela manhã.

Não raro, subestimamos o poder da mente inconsciente. Ela, porém, presta-se melhor à percepção criativa do que a mente consciente. Nela não existem julgamentos de autocensura; as ideias são livres para combinar-se com outras em padrões novos e associações imprevisíveis numa espécie de fluidez promiscua.

Outro aspecto valioso da mente inconsciente é ser ela o depósito de tudo o que sabemos, inclusive aquilo que não podemos trazer prontamente à consciência. Os cientistas que pesquisam o conhecimento, isto é, que estudam como a informação transita pelo cérebro, ensinam que toda lembrança é inconsciente até tomar-se consciente, e que apenas uma pequena fração do que a mente absorve - menos de 1% - chega à esfera da consciência plena. Nesse sentido, a mente inconsciente é intelectualmente mais rica do que a consciente, pois dispõe de mais dados.

Além disso, o inconsciente nos fala de um modo além das palavras. O que a mente inconsciente conhece inclui os sentimentos profundos e as ricas fantasias que constituem a inteligência dos sentidos. O que a mente inconsciente conhece lembra, não raro, uma experiência de adequação - um pressentimento. A esse tipo de conhecimento damos o nome de intuição.

Nossas intuições recorrem diretamente ao vasto depósito de informações que, para o inconsciente, é um livro aberto - mas está, até certo ponto, fechado para o consciente. Eis por que, por exemplo, os cursos que preparam alunos para o Teste de Aptidão Escolar avisam que, se o candidato "empacar" numa questão, deve optar pela primeira resposta que lhe parecer correta. De fato, estudos experimentais revelam que as primeiras suposições geralmente formam a base para decisões melhores que as obtidas com uma conclusão tirada após a análise racional dos prós e contras. Quando confiamos em nossa intuição, estamos realmente nos voltando para a sabedoria do inconsciente.

ETAPA 3 – O DEVANEIO

Ficamos mais receptivos às sugestões da mente inconsciente nos momentos de devaneio, quando não estamos pensando em nada em particular. Por isso, o "sonho acordado” é tão útil na busca da criatividade. A validade de, primeiro, mergulhar no problema e, depois, deixá-lo de lado por algum tempo condiz com a experiência de Paul MacCready, um inventor que encarou desafios criativos, como a construção de um aeroplano movido pela força humana.

"É preciso mergulhar no problema e, até certo ponto, ter um bom preparo técnico para começar", diz MacCready. "Em seguida, se o assunto nos interessar, repetir sobre ele nos momentos mais inverossímeis. Talvez não alcancemos a solução e esqueçamos provisoriamente o problema; mas pode suceder, enquanto nos barbeamos, termos de súbito uma boa idéia."

O momento de fazer a barba é, para MacCready, um dos mais criativos: "Temos de nos concentrar apenas o suficiente para não nos distrairmos demais, e muitas vezes nos pegamos pensando em assuntos desencontrados, achando soluções para alguns desafios diários ou para os grandes projetos que elaboramos”.

Todo instante de devaneio é útil para o processo criativo: um banho, uma longa viagem de carro, um passeio tranquilo. Nolan Bushneu, por exemplo, fundador da companhia Atari, teve a inspiração para um de seus videogames mais vendidos enquanto se distraia brincando com areia numa praia.

"As únicas grandes ideias que tive me ocorreram nos momentos de devaneio, mas parece que a vida moderna tenta impedir os homens de devanear", acrescenta MacCready. "A todo instante nossa mente está ocupada e controlada pelos outros. Na escola, no trabalho, diante do televisor - há sempre uma mente alheia vigiando nossos pensamentos. Sair disso é realmente importante. Devemos reclinar-nos na poltrona ou nos sentar ao volante, sem ligar o rádio, deixando que a mente vagueie em liberdade.”

ETAPA 4 - A ILUMINAÇÃO

Com sorte, a imersão e o devaneio conduzem à iluminação, quando, de repente, a resposta surge como que do nada. É a fase que em geral merece toda a glória e atenção. É o momento longamente desejado e ardentemente perseguido, a sensação do “É isto!"

Mas o pensamento apenas - mesmo que seja uma constatação decisiva - ainda não é um ato criativo. A etapa final é a tradução, quando apanhamos a ideia e a transformamos em ação. Traduzir a iluminação em realidade toma a ideia muito mais que um pensamento fugaz: toma-a útil para nós e para os outros.

Qualquer modelo das etapas do processo criativo não é mais do que uma aproximação rudimentar de um processo na realidade multo fluido e que pode tomar os mais diversos rumos. Um escritor ou artista talvez tenha uma série contínua de iluminações que o guie ao longo de toda a obra, do princípio ao fim. Um inventor talvez descubra que a maior parte de seu trabalho ê gasta na preparação e execução - aqueles 99% de gênio que, segundo Edson, são transpiração e não inspiração.

O mais das vezes, no curso de uma criação complexa como escrever uma peça de teatro ou planejar um edifício, o ato criativo é uma longa sequência de passos, com múltiplas e encadeadas preparações, frustrações, incubações, iluminações e traduções em ação.

 

Link: http://www.barrichelo.com.br/blog/trechos.asp?id=237