A origem e propósito de um mentor
 
Managers as mentors, Marshall Goldsmith, 2013, BK Publishers
 

A palavra "mentor" vem do romance Odisseia, escrito pelo poeta grego Homero. Enquanto Ulisses estava se preparando para lutar na Guerra de Troia, ele percebe que estaria deixando para trás seu único herdeiro, Telêmaco. Uma vez que Telêmaco estava em idade escolar, e uma vez que guerras geralmente se arrastam por anos (a Guerra de Troia durou dez), Ulisses reconhece que Telêmaco precisa ser treinado sobre "ser rei", enquanto seu pai está longe no combate. Ele contrata um amigo de confiança da família chamado Mentor para ser tutor de Telêmaco. Mentor é sábio e sensível - dois ingredientes importantes ser um grande mentor.

A história da palavra "mentor" é instrutiva por várias razões. Em primeiro lugar, destaca a real natureza do mentoring. Como Ulisses, grandes líderes se esforçam para deixar como legado um grande valor agregado. Em segundo lugar, Mentor (o velho) combinou a sabedoria da experiência com a sensibilidade em suas tentativas de transmitir habilidades de reinar ao jovem Telêmaco. Todos nós conhecemos o desafio de transmitir nossa sabedoria duramente conquistada a outro sem resistência. O mentor de sucesso é capaz de contornar a resistência.

Homero caracteriza Mentor como um amigo da família. O simbolismo contido nesta relação é o propósito de mentores contemporâneos. Os mentores eficazes são como amigos em que seu objetivo é criar um contexto seguro para o crescimento. Eles também são como uma família em que seu foco é oferecer uma aceitação incondicional e fiel ao protegido. Os amigos trabalham para adicionar e multiplicar, não subtrair. Os membros da família cuidam, mesmo diante de erros.

Os mentores superiores sabem como os adultos aprendem. Operando a partir de sua intuição ou sobre o que aprenderam com livros, aulas ou outros mentores, os melhores mentores reconhecem que eles são, em primeiro lugar, facilitadores e catalisadores em um processo de descoberta e insight. Eles sabem que a orientação não é sobre comentários inteligentes, palestras eloqüentes ou piadas inteligentes. Os mentores praticam suas habilidades com uma combinação de compaixão sem fim, comunicação cristalina e uma alegria sincera no papel de ser um ajudante ao longo de uma jornada rumo ao domínio.

Assim como o primeiro praticante de seu ofício, os mentores adoram aprender, não ensinar. Eles valorizam a partilha em vez de se exibir. Grandes mentores não são apenas fãs dedicados de seus protegidos, eles são fãs leais do sonho do que seus protegidos podem se tornar com a sua orientação.

 

Link: http://www.barrichelo.com.br/blog/trechos.asp?id=236