O estilo Einstein
 
Einstein for the 21st Century, Peter L. Galison, Princeton University Press, 2008
 

Tradução livre do texto neste link

Os esforços para melhorar a educação científica enfrentam um problema: a ciência e a matemática não são consideradas como parte da cultura geral, mas como uma província de sacerdote-peritos. Einstein é visto como um ícone imponente, um exemplar típico do gênio solitário. Isso promove uma visão totalmente distorcida da Ciência, tanto para estudantes que consideram uma carreira científica como no público em geral.

Entre muitos outros, eu tenho tentado combater essa distorção enfatizando dois aspectos-chave. Em primeiro lugar, a ciência goza de uma tremenda vantagem sobre outros empreendimentos humanos: o objetivo – entender a natureza - espera pacientemente ser descoberta. É por isso que o talento humano, dado o esforço e liberdade na busca, pode alcançar avanços maravilhosos. É também por isso que é vital ter alguns cientistas dispostos a explorar caminhos não ortodoxos, como obstáculos imprevistos frequentemente obstruem rotas favorecida pelo consenso.

Segundo, a ciência é intrinsecamente social, cooperativa e democrática. Em contraste com organizações hierárquicas, governadas por uma cadeia de executivos, a ciência de baseia e confia em unidades independentes e livres para perseguir seus próprios interesses. Apesar da aparentemente liberdade caótica, o empreendimento é eficientemente "coordenado por uma mão invisível" porque cada unidade pode observar e aplicar os resultados encontrados por outros.

Esses aspectos especiais da ciência e a grande variedade de seus subdomínios, a torna agradável para pessoas com uma enorme variedade de talentos e temperamentos. Esse ponto foi bem feito por Enrico Fermi. Ele foi perguntado se ele poderia pensar em algo que seus colegas laureados com o Nobel em física tinham em comum. Após uma pausa, respondeu: "Não, não consigo pensar em nada que eles tenham em comum. Nem mesmo inteligência." Assim certamente não podemos esperar divinizar a partir da saga de Einstein o que é necessário ou suficiente para produzir cientistas ousadamente criativos. Mas sua viagem inconformada destaca aspectos importantes nas atuais discussões educação científica. Em resumo:

1. Encantamento inicial. Com a idade de doze anos, a paixão de Einstein pela ciência foi despertada. Graças principalmente a Max Talmud, Einstein leu muitos livros populares de ciência e tornou-se apaixonado pela geometria e "a pureza do pensamento puro." Ele continuou, fora da escola, a aprender cálculo por conta própria. A matemática e seu violino ensinaram-lhe os prazeres de tomar para si a responsabilidade de entender os assuntos de forma auto-didata (“o amor é melhor professor do que o dever”).

2. Confiante senso de missão. Aos dezessete anos (em seu ensaio de Aarau), Einstein sentiu que ele tinha um "dom pessoal" para a ciência teórica, o que lhe ofereceu o “objetivo de florescer" e "certa independência". Esses traços foram reforçados pelo desprezo da autoridade, exercida ao longo de sua experiência acadêmica, e por sua crítica atitude de questionamento, afiado no escritório de patentes.

3. Liberdade para iniciativas individuais. O curso de quatro anos na ETH exigiu apenas dois exames principais. Einstein assistiu apenas as aulas que o interessaram e passou muito tempo realizando experimentos e em intenso auto-estudo de teoria. Após a formatura, os trabalhos que ele escreveu e apresentou por conta própria foram prontamente publicados. O PhD não exigia mais cursos, apenas um papel de tamanho modesto, sobre um tema que ele escolheu sem qualquer aprovação prévia.

4. Amigos de apoio. Einstein gostava de conversas e correspondências, social e científica, com muitos amigos. Na ETH, Einstein frequentemente estudava com Mileva ou Marcel Grossmann. Conversas com Michele Besso ajudaram Einstein a reconhecer a questão crucial na relatividade especial. Ele creditoua seus amigos, Besso entre eles, por impedi-lo de "ficar azedo."

5. Ressonância cultural. Holton explorou "como o meio cultural na qual Einstein estava envolvido ajudou a ressonar e formar sua ciência”. No ginásio e na universidade, Einstein recebeu uma ampla educação. Nesse sentido, Holton encontra as raízes culturais do desejo de Einstein de generalizar e unificar, bem como a tensão vista em sua rebeldia contra as reverências por idéias tradicionais.

A alegria de tomar a responsabilidade em uma idade jovem, fora da escola, é testemunhado em memórias de muitos cientistas. O amor de Edward Wilson pelas formigas e a de Oliver Sacks com química são exemplos recentes notáveis. Arnold Sommerfeld observou: "A matemática é como as doenças da infância.
O quanto mais cedo você pegar, melhor ". Isso provavelmente se aplica a muito outras coisas.

 

Link: http://www.barrichelo.com.br/blog/trechos.asp?id=235