Conheça o Elevator Pitch da Pixar
 
Saber vender é da natureza humana, Daniel H. Pink, 2013, Editora Leya
 

Quatrocentas milhas, ao norte de Hollywood, numa cidadezinha ao longo do lado leste da Enseada de São Francisco, fica a sede de um colosso improvável do entretenimento. A Pixar Animation Studios, em Emeryville, Califórnia, abriu, em 1979, como um divisão de nerds de computação gráfica da Lucasfilm. Trinta e cinco anos depois, é um dos estúdios mais bem-sucedidos da história do cinema. Começando com Toy Slory, em 1995, a Pixar produziu treze filmes longas-metragens que, juntos, arrecadaram 7.6 bilhões de dólares ao redor do mundo, uma quantia estarrecedora de 585 milhões de dólares por filme. Seis fumes da Pixar - Procurando Nemo, Os Incríveis, Ratatouille, Wall-E, Up e Toy Story 3 - ganharam o Oscar como Melhor Animação, apenas alguns do total de 26 Oscars que o estúdio já levou pra casa.

Como é que a Pixar faz isso? O sucesso tem muitos pais - a visão de Steve Jobs, que investiu na companhia, no início; a distribuição e o marketing robustos da Walt Disney Company, que fechou um acordo com o estúdio, logo no começo, e a adquiriu, em 2006; a atenção meticulosa ao detalhe pela qual o exército de talentos técnicos e artísticos da Pixar é tão renomado. Mas um motivo adicional talvez sejam as histórias em si.

Emma Coats, uma ex-artista do estúdio, decifrou o código da Pixar - e, no processo, criou um formato para um novo e irresistível tipo de pitch. Coats argumentou que cada filme da Pixar compartilha do mesmo DNA de narrativa, uma estrutura profunda para contar a história que envolve seis frases:

Era uma vez __________________
Todo dia, ____________________
Um dia, ______________________
Por conta disso, _____________
Por causa disso, _____________
Até que, finalmente, _________

Veja, por exemplo, a trama de Procurando Nemo:

Era uma vez, um peixe viúvo chamado Marlin, que era extremamente protetor com seu filho único, Nemo. Todo dia, Marlin alertava Nemo sobre os perigos do oceano e implorava que ele não nadasse para longe. Um dia, em um ato de desafio, Nemo ignorou os alertas do pai e nadou para o mar aberto. Por causa disso, ele foi capturado por um mergulhador e acabou como peixinho de estimação, no aquário de um dentista, em Sydney. Por conta disso, Marlin saiu numa jornada para recuperar Nemo, recrutando ajuda de outras criaturas marinhas. Até que, finalmente, Marlin e Nemo se encontraram, voltaram a ficar juntos e aprenderam que o amor depende de confiança.

O formato de seis frases é tão atraente, quanto maleável. Ele permite que os lançadores tirem vantagem da força bem documentada e persuasiva das histórias - mas dentro de de um enquadramento que força a conclusão e a disciplina.

Imagine que você seja uma organização sem fins lucrativos que criou um teste caseiro de HIV e busca patrocinadores. Seu pitch Pixar seria algo assim:

Era uma vez, uma crise de saúde que assombrava muitas partes da Africa. Todo dia, milhares de pessoas morriam de AIDS e doenças relacionados ao HIV, geralmente por não saberem que portavam o vírus. Um dia, nós desenvolvemos um kit caseiro e custoso para teste de HIV, que permitia às pessoas fazerem o teste em si mesmas, com uma simples amostra da saliva. Por causa disso, mais gente se submeteu ao teste. Por conta disso, os que estavam infectados buscaram tratamento e tomaram as medidas para evitar infectar outras pessoas. Até que, finalmente, essa doença ameaçadora desacelerou sua disseminação e mais gente viveu vidas mais longas.

Imagine que você mora na cidade fictícia de Beeston. A ponta que passa em cima do rio Girona, e liga sua cidade a uma cidade maior, a cidade de Arborville, está fraca - e você está liderando uma campanha para substituir a estrutura com uma ponte moderna, de quatro faixas. Você tem muita gente a persuadir - o governo da cidade, os cidadãos de Beeston, talvez até as pessoas de Arborville. E você irá precisar fazer um trabalho considerável, calculando como custear a ponte, avaliando o impacto ambiental, decidindo quem irá fazer o projeto e a construção, e assim por diante. Seu pitch da Pixar poderia ser:

Era uma vez, um tempo em que era difícil e demorado para ir de Beeston até Arborville. Todo dia, as pessoas tentavam atravessar a velha ponte, mas elas levavam um longo tempo e não pareciam se importar com os atrasos e as questões de segurança. Um dia, os cidadãos se juntaram para financiar e construir uma ponte nova e moderna. Por causa disso, as pessoas em Beeston passaram a gastar menos tempo e suas famílias se sentiam mais seguras. Por conta disso, mais gente conseguia ir trabalhar e fazer compras em Arborville, o que ajudou a economia local a prosperar. Até que finalmente, a nova ponte se tornou algo tão importante em nossas vidas que nos perguntamos por que tivemos que esperar tanto tempo para construí-la.

 

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