Sonhe e faça acontecer - 9 passos na sua jornada
 
Dream it, Do it, Live it. Richard Newton, 2013, Capstone Publishing
 






1. DREAM
A maioria das pessoas de sucesso começam com um sonho. Para você chegar lá, é preciso identificar quais são os sonhos mais importantes para você. Então faça uma lista dos sonhos que mais importam. Para torná-los em realidade, você precisa focar um sonho de cada vez e gastar tempo fazendo-o o mais claro e específico que você conseguir. Então selecione aquele mais importante.


2. THINK
Selecionado seu sonho, pense mais sobre ele e faça um mapa. O mapa será o seu guia pessoal para atingir o seu sonho. A idéia por trás do mapa é bem simples - quebre o grande objetivo em um conjunto de passos menores e atingíveis. Para criar um bom mapa você precisa pensar todas as coisas que precisam ser feitas para atingir o seu sonho, qual a sequência delas, como fazê-las, bem como qual ajuda você precisará nesta sua jornada.

3. DRAW
Desenhar é uma parte essencial para tornar o seu sonho em realidade pois é a forma de consolidar e estruturar seu pensamento. Desenhar faz a rota do seu sonho mais tangível ao criar um guia visual. Um bom mapa dará a você uma idéia mais clara de como atingir o seu objetivo. Ele leva algum tempo, rabiscando, deletando, complementando, até ficar perfeitamente certo. O quanto mais você coloca no papel o seu sonho e suas etapas em um mapa escrito, mais fácil será para atingí-lo.

4. START
Geralmente a razão para as pessoas não atingirem os sonhos é porque elas nunca começam. Pode ser que você não tenha começado seu sonho porque na verdade não o quer, não pensou o suficiente ou não arrumou tempo. Então explore seus sentimentos e descubra a energia que está precisando. Você precisa superar as dúvidas, medos do desconhecido ou do fracasso. Se você não começar, não vai terminar. Iniciar é o ponto de partida para sair do sonho e ir para a realidade.

5. PROGRESS
A parte central para ter qualquer coisa feita é progredir na direção certa, orientado pelo seu mapa. Seu objetivo é ter progresso continuamente, idealmente algum progresso todo dia ou em um ritmo regular. Pessoas de sucesso tendem a ser orientadas ao seu foco. Não confunda progresso com estar ocupado. Você precisa estar ocupado em fazer progresso, mas ocupado na direção certa, seguindo o seu mapa até o seu sonho.

6. PERSEVERE
Problemas são inevitáveis em qualquer atividade complexa que valha a pena, como atingir o seu sonho. Encontrar problemas não deve ser a razão para parar, mas um sinal que está fazendo progresso. As pessoas de sucesso também tem problemas, mas a habilidade deles não é evitá-los e sim superá-los. Resolva seus problemas ao pensar calmamente sobre eles. Nunca veja os problemas como o motivo para desistir dos seus sonhos, mas como a razão para desistir das táticas erradas.

7. LOOK FORWARD
Para atingir seu objetivo de tornar seu sonho em realidade, você deve manter seu sonho em mente durante todo o tempo. É fácil andar de lado devido interrupções ou gastar tempo em assuntos ou detalhes irrelevantes. Para evitar isso você deve olhar sempre para frente, na direção registrada no seu mapa, por todo tempo até chegar no final. Todos somos distraídos em algum momento, mas o importante é reconhecer isso e voltar para trilha. Foque seu tempo nas coisas importantes.

8. ARRIVE
Depois de todo trabalho você vai conseguir atingir seu sonho. Para isso, você deve identificar quando é o tempo para parar - nunca pare muito cedo quando ainda há coisas importantes a fazer, nem pare muito tarde. Se você parar muito tarde, você não estará aproveitando o tempo para curtir o sonho. Vai lá, viva-o!. Antes de seguir em frente, agradeça todas as pessoas que o ajudaram e faça uma celebração. Assim, atingido o seu sonho, você está pronto para seguir para o próximo sonho. Para se dar ainda melhor no próximo sonho, pense o que deu certo e errado e qual foi o seu aprendizado.

9. DREAM SOME MORE
Você conquistou o seu sonho, então agora é tempo de decidir o que vem a seguir. Uma parte do que vem a seguir é começar a trabalhar o seu próximo sonho. Mas uma vida boa não é apenas ficar preocupado em atingir sonhos. Uma vida boa é ficar preocupado em viver bem. Se você conseguiu atingir seu sonho, então gaste tempo aproveitando-o. O segredo de uma boa vida é sonhar bons sonhos, atingir bons sonhos e viver bons sonhos em um ciclo contínuo. Então, vá em frente, você pode. Dream it, Do it, Live it.


 

Link: http://www.barrichelo.com.br/blog/trechos.asp?id=149