Anatomia do Remorso
 
Blog Dan Ariely, 10/03/2012
 

Link original : http://danariely.com/2012/03/10/regret/

Imagine que você tenha um vôo às 8h00 da manhã. O que seria pior: chegar no portão, sem fôlego, em 8h02, segundos depois de terem fechado, ou às 10h00, devido a uma série de atrasos imprevistos durante a manhã? Obviamente, o primeiro cenário causaria maior irritação e frustração, mas por quê? Você está preso no aeroporto de qualquer maneira até o próximo vôo, comendo a mesma comida ruim e já perdeu tudo o que deveria fazer, seja uma reunião ou um passeio na praia.

A diferença entre os dois cenários é a intensidade do arrependimento que você sentiria - muito maior no primeiro caso. É igual a nossa felicidade, que muitas vezes não depende de onde estamos no momento, mas como facilmente percebemos que poderíamos estar em outro lugar ou outra situação melhor. Neste caso, você está no aeroporto de qualquer forma, mas como você perdeu o vôo por um triz, você começa a pensar em uma dúzia de pequenas coisas que poderia ter mudado a situação, e cada pensamento traz uma pontada de remorso. Assim, quanto mais perto estamos de uma outra possibilidade, mais irritados ficamos, principalmente se for apenas por culpa sua. Baita remorso.

Embora haja muitas coisas na vida que cause decepção, considere o caso de Costis Mitsotakis, um residente de Sodeto, Espanha, que foi a única pessoa da aldeia de 70 casas que não recebeu uma parte do prêmio da loteria de 950 milhões dólares. A história é seguinte: a cada ano a associação da vila vende tiquetes para todos os moradores, e em 2011 o número ganhou o primeiro prêmio (compartilhado com 1.800 outros bilhetes premiados, mas ainda uma recompensa enorme para uma cidade minúscula, economicamente pobre). Quando o povo ouviu a notícia, todo mundo correu para fora e foram parabenizados por um megafone por seu prefeito exultante. Mas logo descobriu-se que um morador não tinha comprado um bilhete - Sr. Mitsotakis, que se mudou para Sodeto por uma mulher com quem as coisas não deram certo e foi esquecido quando a donas de casa faziam as suas rondas oferecendo a loteria.

Neste caso, o remorso fica maior ainda. Se eles não tivessem ignorado a casa dele ou ele fosse depois ao encontro dos organizadores, estaria rico. Se isso não fosse ruim o suficiente, as lembranças de uma desfecho alternativo vão durar para o resto de sua vida, ou pelo menos enquanto ele permaneça em Sodeto. Sr. Mitsotakis ficará martelando na cabeça as pequenas diferenças de alguns eventos que poderiam ter mudado a sua vida. Talvez devesse mudar de cidade para não conviver com os demais. Isso provavelmente diminua a sua felicidade no curto prazo, mas no longo prazo sua vida possa ser melhor e menos arrependida.

Então, da próxima vez você perder um voo, for o primeiro da fila depois de acabar os ingressos, ou ficar preso no trânsito depois de tentar uma rota alternativa, lembre-se que sua situação pode ser frustrante, mas não é como se você tivesse perdido meio milhão de dólares. E você não continuaria a lembrar disso para o resto de sua vida.

 

Link: http://www.barrichelo.com.br/blog/trechos.asp?id=136