A síndrome das poucas palavras
 
Eu sei o que você está pensando, Lillian Glass, 2003, Editora Best Seller, pag 121
 


Pessoas muito quietas são sempre assustadoras, porque é difícil saber o que estão pensando de verdade. Raramente expressam suas opiniões e idéias, o que faz o ouvinte desconfiar delas imediatamente.

Se você faz um comentário como "Belo carro o seu", eles respondem "É". Se vocë pergunta de que tipo é o carro, a resposta é apenas "Toyota Supra". "O que você está achando dele?", questiona você. "Gostei dele." Essas pessoas não oferecem nada além do que você pergunta. Não são bons conversadores e nunca iniciam uma conversa ou seguem suas pistas de forma a elaborar o que lhes foi perguntado.

Normalmente, pessoas de poucas palavras estão enfrentando problemas psicológicos. Tendem a ser extremamente tímidas, absortas e encabuladas. Essas pessoas são contidas e sempre reprimem seus verdadeiros sentimentos. Têm a tendência a negarem a si mesmas a possibilidade de descobrir quem realmente são e geralmente se fecham para novas pessoas, novas idéias e novos empreendimentos.

São distantes e isoladas, e por isso não gostam de depender de ninguém. Em vez isso, tendem a se tornar solitários. Como não conseguem se relacionar com os outros, vivem como medo. Costumam evitar a competição. Quando são forçados a falar, é comum que tenham a sensação de estarem sendo punidos ou torturados.

Assim, só falam quando alguém fala com eles ou quando eles querem falar. São quase sempre indivíduos teimosos que tentam controlar os outros à sua maneira passiva-agressiva através da atitude de não falar.

Tais indivíduos abrigam ressentimentos e têm muita hostilidade e raiva interior. Parecem fracos, frágeis e quietos, mas não são nada disso. Normalmente são assustadores, porquem mantêm os sentimentos tão contidos que, é inevitável, um dia eles explodirão.

Em muitos casos, esses indivíduos se fecham por medo de serem feridos, devido, talvez, a um trauma do passado. Recusam-se a participar de forma plena e se distanciam emocionalmente.

São pessoas rígidas, que parecem incapazes de suportar a mudança. Tendem a usar as mesmas palavras e frases repetidademente, como "Pode apostar", "Acho que sim", "Não sei". Frequentemente explicam suas resposta de uma ou duas palavras decidindo que os outros falam demais, e por isso eles econoizam as palavras.

Tendem evitar os outros e justificam uma atitude de desinsteresse. Sentem-se sempre impotentes e resignados com seu estido de vida, e por isso adotam uma postura de "Por que se incomodar para ser aceito?" Isso restringe ainda mais a comunicação com os outros.

 

Link: http://www.barrichelo.com.br/blog/trechos.asp?id=111