Fonte (-)Menor  (+)Maior Versão para
Impressão
 
 
As cinco famílias de felicidade

A viagem de Heitor, François Lelord, 2006, Sá Editora, pag 206
 
- Bom, para começar, há diferentes tipos de feliciade. Vamos dizer que é como se fossem umas famílias de felicidade.

- Eu desconfiava - disse Thomas - E quais são?

- Vamos dizer, cinco famílias. Primeiro, duas famílias de felicidade excitada e duas famílias de felicidade calma.

- Primeira família de felicidade excitada: estar alegre, fazer a festa, viajar, ir para a cama com a mulher que se deseja.

- Ah, disse eu entendo! E isto aqui, faz parte? - perguntou mostrando a garrafa que acabara de trazer o sommelier chinês.

Heitor disse que sim, claro, e contou a história dos cérebros dos japoneses que beberam saquê, e como se via o cérebro sorrindo. Thomas não disse nada, mas dava ara perceber que estava pensativo.

- Segunda família da felicidade excitada: fazer algo de que a gente gosta, querer atingir uma meta. Pode ser o trabalho, mas também um esporte, ou a jardinagem, ou, para quem gosta, pensar nuns problemas complicados de cálculo.

Contou a Thomas como Alan gostava de correr e de fazer cálculos, ou com Michel gostava de cumprir seu ofício, cuidade das crianças e de suas mães, ou como o professor ficava todo feliz tentando entender o que era felicidade.

- Hum - disse Thomas, acho que sinto um pouco esse tipo de felicidade quando me enfio de cabeça num dossiê que me apaixona e quando consigo convencer meu cliente.

- Bem, depois existem duas famílias de felicidades calmas. Sentir-me simplesmente contente, e só desejar que isso dure. É quando você compara as coisas e se sente feliz assim como está, comparando-se às pessoas que você conhece ou a você mesmo ao próprio passado. Ou simplemente não comparando nada com nada.

Heitor falou de Ignes, que se comparava consigo mesma e achava que ela nunca fora tão feliz como era hoje, mesmo se nem tudo era perfeito. Contou também a história das crianças do país de Marylu, que ainda não tinham crescido o suficiente para fazer comparações.

- Ah, comigo isso não funciona - retrucou Thomas - Vivo me comparando com todo mundo.

- Às pessoas que ganharam 3 milhões de dólares?

- Sim, e quando eu os tiver, os 3 milhões, vou me comparar aos que ganharam 20!

- É uma maneira de ver as coisas - disse Heitor - Você nunca se compara àquelas mulheres das lonas, ali pelo chão?

- Ah, não! Comparo-me às pessoas que se parecem comigo.

Experimentou o vinho e disse:

- Nada mau, mas eu preferia aquele 76 que tomamos da outra vez. E a última felicidade calma?

- É essa, justamente, uma maneira de enxergar as coisas. Suportar e manter a serenidade, não importa o que aconteça. Inclusive quando se está diante da própria morte se aproximando.

Thomas ficou pálido: - Acha que vou morrer logo?

- Claro que não! Eu quis dizer da morta que virá, um dia, para todo mundo.

E falou de Djamila no avião e do velho monge no alto da montanha. Thomas ouvia Heitor com muita atenção. Depois, pensou que agora percebi por que nunca se sentia muito feliz:

- A festa não me diverte mais como antes, meu trabalho me excita em alguns momentos, mas já não me apaixona de verdade. Comparo-me sempre aos que têm mais que eu. E sereno não estou nunca, de jeito nenhum; irrito-me facilmente quando a coisa não anda como eu quero.

- Há ainda uma quinta família de felicidade. É ficar feliz com a felicidade dos outros: a amizade, o amor compartilhado, cuidar da felicidade e da infelicidade das pessoas, sentir-se útil aos demais.

- O que também pode ser uma causa imensa de infelicidade! - disse Thomas - As pessoas podem decepcionar você, os amigos podem traí-lo. E os amores, às vezes doem muito.

Heitor lembrou que Thomas um dia deve ter se apaixonado, mas que a coisa provavelmente não andou muito bem.

- É verdade, mas estar perto dos outros e de suas imperfeições pode trazer serenidade, aquele tipo de quarta família. E você pode querer ser útil sem necessariamente esperar reconhecimento, e ficar feliz do mesmo jeito.

 

Versão para
Impressão