Fonte (-)Menor  (+)Maior Versão para
Impressão
 
 
A flor é bela por qual motivo?

Os melhores textos de Richard Feynman,Jeffrey Robbins, Editora Blucher, 2015
 
A beleza de uma flor

Tenho um amigo artista plástico, e às vezes ele tem uma opinião com a qual não concordo muito. Ele segura uma flor e diz: "Veja como é bonita", e concordo. Aí ele diz: "Sabe, como artista consigo ver como ela é bonita, mas, como cientista, ah, você desmonta tudo e ela vira uma coisa sem graça".

Acho que ele é meio maluco. Em primeiro lugar, a beleza que ele vê está à disposição dos outros e de mim também, embora eu talvez não seja tão esteticamente refinado quanto ele; mas consigo apreciar a beleza de uma flor.

Ao mesmo tempo, vejo na flor muito mais do que ele. Consigo imaginar as células dela, as ações complicadas lá dentro que também têm a sua beleza. Quer dizer, não é só beleza nessa dimensão de um centímetro, também há beleza numa dimensão menor, a estrutura interna. Também os processos, o fato de que as cores da flor evoluíram para atrair insetos para a polinização é interessante: significa que os insetos conseguem ver cores.

E surge uma pergunta: esse senso estético também existe nas formas de vida inferiores? Por que é estético? Todo tipo de pergunta interessante, que mostra que o conhecimento da ciência só aumenta a empolgação, o mistério, o assombro de uma flor.

Só aumenta; não entendo como é que diminui.

- Richard Feynman
 

Versão para
Impressão