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Diferença do gestor bem-sucedido e o gestor eficaz

Comportamento Organizacional, Stephen Robbins, 2011, Pearson Educacional
 
Um grupo de pesquisadores examinou a questão da avaliação dos administradores sob uma perspectiva diferente. Eles fizeram a seguinte pergunta: os administradores que são promovidos mais rapidamente na organização executam as mesmas atividades, e com a mesma ênfase, que aqueles que fazem o melhor trabalho? Pode-se pensar que sim, mas não é sempre o caso.

Pesquisadores estudaram um grupo de mais de 450 gestores. Todos realizavam quatro atividades gerenciais:

1. Gestão tradicional. Tomada de decisões, planejamento e controle.

2. Comunicação. Troca de informações rotineiras e atividades burocráticas.

3. Gestão de recursos humanos. Motivação, disciplina, resolução de conflito, recrutamento e seleção de pessoal e treinamento.

4. Networking. Socialização, comportamento político e interação com pessoas externas à organização.

O administrador médio da pesquisa gastava 32 porcento de seu tempo em atividades de gestão tradicional, 29 porcento em comunicação, 20 porcento em atividades de gestão de recursos humanos e 19 porcento em atividades de networking. Contudo, a quantidade de tempo e esforço dispendidos por diferentes executivo nessas atividades variava bastante.

Como mostra a figura, dentre os gestores considerados bem-sucedidos (definido em relação à rapidez das promoções dentro da organização), as atividades de networking eram as de maior contribuição para o sucesso, enquanto a menor contribuição relativa foi a das atividade de gestão de recursos humanos.

Entre os gestores eficazes (considerando a quantidade e qualidade de desempenho e a satisfação e o comprometimento por parte de seus subordinados), a comunicação era a atividade com maior contribuição e a atividade de networking, a menor.

Estudos recentes realizados na Austrália, em Israel, na Itália, no Japão e nos Estados Unidos também confirmam que existe uma ligação entre networking e o sucesso dentro da organização. No Brasil, o sucesso dos programas de pós-graduação em administração de empresas (MBA) também está relacionado com a importância do networking externo, visto que um dos critérios de avaliação desses cursos é a oportunidade de desenvolvimento e troca de experiências profissionais.

A ligação entre comunicação e gestores eficazes também ficou evidente. Um estudo realizado com 410 gestores norte-americanos indica que aqueles que procuram informações com os colegas e funcionários - mesmo que sejam negativas - e que justificam suas decisões são os mais eficazes.

Esses resultados trazem importantes revelações para a questão das atividades dos administradores. Os gestores bem-sucedidos dão uma ênfase praticamente oposta à gestão tradicional, à comunicação, às atividades de recursos humanos e ao networking em comparação com os administradores eficazes. Esse estudo desafia o pressuposto tradicional de que as promoções baseiam-se no desempenho e mostra a importância das atividades de networking e das habilidades sociais e políticas para o sucesso dos gestores dentro das organizações.

Gestor médioGestor EficazGestor Bem-sucedido
Gestão Tradicional32%19%13%
Comunicação29%44%28%
Gestão de RH20%26%11%
Networking19%11%48%
 

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