Fonte (-)Menor  (+)Maior Versão para
Impressão
 
 
Por que o homo sapiens dominou os neanderthals

Blog Ideias e Inovações, Clemente Nobrega, 15-Out-2011, Site Epoca Negócios
 
Conheça o link original

Todo mundo sabe que o que obriga as empresas a inovar é a luta pela sobrevivência. Quem não inova não aumenta a produtividade e fica fora do jogo (União Soviética, lembra?). Lançar coisas bacanas antes dos demais (Apple), e/ou fazer as mesmas coisas que os demais usando menos inputs (Wal Mart) - isto é produtividade.

Olha que curioso: um grupo de pesquisadores está sugerindo que a mesma idéia- vantagem competitiva via mais produtividade - explica por que o homo sapiens tornou-se a espécie dominante no planeta. Eis a história: até uns 40 mil anos, havia só um tipo de humano na Terra - o homem de neanderthal - atarracado,cabeludo, baixinho,musculoso; o estereótipo do homem das cavernas. Então chegou o homo sapiens (mais bonitinho) vindo da África num longo e tortuoso percurso via Ásia central. O neanderthal vivia na Europa há 200 mil anos, mas dez mil anos depois da chegada do sapiens, o neaderthal sumiu do mapa. Por quê?

Não vá pelas aparências: ambos-neanderthal e sapiens- eram 100% humanos e igualmente inteligentes. Ambos usavam linguagem, caçavam os mesmos animais e colhiam as mesmas plantas nos mesmos nichos. Portanto, competiam pelos mesmos recursos. Teria o sapiens vencido por ter melhores armas de caça? Sua capacidade de pensamento simbólico - evidente em pinturas e esculturas de animais - teria lhes dado vantagem? Segundo Jason Shogren da Universidade de Wyoming, não. O sapiens venceu porque foi mais produtivo no que importava mais para a sobrevivência. Shogren criou um modelo para simular crescimento populacional. As variáveis decisivas são: fertilidade, taxas de mortalidade, eficiência na caça,número de caçadores talentosos, níveis de talento na produção de armas. Duas variáveis- especialização e comércio - que são observadas nos sapiens, mas não nos neanderthals, estavam no modelo.

Eureka! Só quando “especialização e comércio” eram mais favoráveis ao sapiens, o modelo mostrava que sua população crescia mais rápido. Como assim? Assumiu-se que nos sapiens só os caçadores mais eficientes se dedicavam à caça, os menos habilidosos iam fazer coisas como roupas e flechas-especialização, certo? Depois, caçadores trocavam a carne que conseguima pelas roupas e flechas que os artesãos faziam(especialização + comércio, certo?).

Com “cada um no seu quadrado” assim, todo mundo obtém mais carne. Com mais proteína, a taxa de fertilidade cresce e a população idem. Sobrava cada vez menos carne para os neanderthals. O modelo prevê direitinho o que se observa: em 10 mil anos, adeus neanderthals. Divisão do trabalho e livre comércio são decisivos para a prosperidade. O Homo sapiens reina absoluto na Terra (pelo menos por enquanto) pela mesma razão pela qual a Apple domina seu nicho e o Wal Mart o dele: mais produtividade nas atividades que são decisivas para competir e vencer.

-----------| fim do texto original |----------------

Nota: para mais detalhes em outras fontes e o estudo de Jason Shogren, veja:

http://www.economist.com/node/3839749

http://www.newscientist.com/article/dn7221-free-trade-may-have-finished-off-neanderthals.html

http://www.futurepundit.com/archives/002694.html

http://arno.uvt.nl/show.cgi?fid=14033 (pdf do estudo)

 

Versão para
Impressão