Fonte (-)Menor  (+)Maior Versão para
Impressão
 
 
Os sete mandamentos dos bichos

A revolução dos bichos, George Orwell, 1962, Editora Globo
 
"Os porcos revelaram que durante os últimos três meses haviam aprendido a ler e escrever, num velho livro de ortografia dos filhos de Jones, que fora jogado no lixo. Napoleão mandou buscar latas de tinta preta e branca e conduziu-os até a porteira das cinco-barras que dava para a estrada principal. Então, Bola-de-Neve (que era quem escrevia melhor) pegou o pincel entre as juntas da pata, apagou o nome GRANJA DO SOLAR do travessão superior e, em seu lugar, escreveu GRANJA DOS BICHOS. Seria esse o nome da granja daquele momento em diante.

Depois disso voltaram para as casas da granja; Bola-de-Neve e Napoleão mandaram buscar uma escada e ordenaram que fosse encostada à parede do fundo do celeiro grande. Explicaram que, segundo os estudo que haviam feito nos últimos três meses, era possível resumir os princípios do Animalismo em Sete Mandamentos. Esses Sete Mandamentos, que seria agora escritos na parede, constituiriam a lei inalterável pela qual a granja dos Bichos deveria reger sua vida a partir daquele instante, para sempre.

Com alguma dificuldade (pois não é fácil um porco equilibra-se numa escada de mão) Bola-de-Neve subiu e começou a trabalhar enquanto Garganta, alguns degraus abaixo, segurava a lata de tinta. Os Mandamentos foram escritos na parede alcotroada, em grandes letras brancas que podiam ser lidas a muitos metros de distância.

OS SETE MANDAMENTOS DOS BICHOS

1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupas.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal
7. Todos os animais são iguais."

---
PS do Blog: Mais tarde, neste livro, os Porcos dizem a famosa frase (ou Oitavo Mandamento): "Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros".

Alguma correlação com a vida cotidiana e política do país?
 

Versão para
Impressão